Atividade 19

Atividade 19

ATIVIDADE 19

Agora, com o parceiro de curso, você pode programar pelo menos cinco atividades para reforçar o conhecimento da sequência dos grafemas, usando um alfabeto de madeira, com o objetivo de envolver diferentes modalidades sensoriais.

Compare suas respostas com as sugestões dadas.

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Todo mundo fecha os olhos e cada um pega uma letra. Os alunos têm que reconhecê-la sentindo-a. Então todos devem abrir os olhos para ver se identificaram a letra corretamente.

Agora, para ajudar o reforço sequencial das capacidades, o aluno que pegou a letra A a deslisa e diz o seu respectivo som [a], seguido pelo aluno que pegou V, que diz [vvv] e assim por diante.

Este atividade envolve todas as quatro modalidades (visual, auditiva, manual-cinestésica e oral-cinestésica).

Os alunos deixam todas as letras expostas. Então, eles dizem os sons correspondentes em coro enquanto põem as mãos sobre a boca e a garganta para sentir os movimentos associados com a pronúncia de cada letra.

Este atividade envolve as modalidades manual-cinestésica e oral-cinestésica.

Os alunos dispõem as letras. Eles as recitam todas em coro e, então, aos pares, com um apontando para a letra, o outro diz seu som tão depressa quanto possível. Então, eles revertem os papéis.

Esta atividade envolve as modalidades visual e auditiva.

Disponha uma sequência de letras, que se diferenciem apenas por um traço, como n/u, (inversão na vertical), a/e (inversão vertical e direita/esquerda) dizendo sempre o seu som.

Este atividade envolve a modalidade visual e auditiva.

Disponha as mesmas letras acima em madeira e, então, peça às crianças que fechem os olhos e, enquanto contornam com o dedo indicador a letra, pronunciem o respectivo som.

Esta atividade envolve as modalidades auditiva e manual-cinestésica.

Disponha a sequência de letras f/v/, s/z, ch/j e peça às crianças para por uma mão ao redor da sua garganta, dizendo se ela vibra ou não quando elas pronunciam o som (não diga o nome da letra!).

Este atividade é fortemente recomendada para crianças com dislexia que têm dificuldades em distinguir as consoantes vozeadas das menos vozeadas (ver seção 2):

As consoantes vozeadas e menos vozeadas do português brasileiro são:

[p] vs. [b],   [t] vs. [d],   [k] vs. [g]

[f] vs. [v],   [s] vs. [z],   [ch]* vs. [j]*

*Usaram-se as letras convencionais ao invés dos símbolos fonéticos. 

Esta atividade envolve principalmente a modalidade oral-manual-cinestésica.

Peça-lhes para disporem as letras em sequência, para dizerem o som de cada letra à medida que, com os olhos fechados, forem tocando a letra com o indicador, da esquerda para a direita. Então, devem abrir os olhos para ver se está certo. Se estiver certo, colocar a letra na pasta; se estiver errado, devolver e continuar até que todas as letras tenham sido colocadas na pasta.

Este atividade envolve, principalmente, as modalidades visual, manual-cinestésica e oral-cinestésica.

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