Organizadores

PRESIDENTE


Ângela Maria Vieira Pinheiro
Universidade Federal de Minas Gerais
ufmgA profª Drª. Ângela Pinheiro possui graduação em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), mestrado em Psicologia Educacional (University of Glasgow/Escócia), doutorado em Psicologia Cognitiva (University of Dundee/Escócia) e pós-doutorado na Universidade de Educação de Ludwigsburg, em Reutlingen/Alemanha. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua, na área de Processos Cognitivos Básicos, desenvolvimento da leitura e da escrita, construção de medidas de reconhecimento de palavras e dislexia do desenvolvimento. Pinheiro é presidente do II Fórum Mundial de Dislexia.
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CONSULTOR


Stewart Sanson
Voluntário da Dyslexia International
Dyslexia InternationalStewart Sanson, BA, é um administrador e pesquisador de angariação de fundos da Dyslexia International. Ele e sua equipe organizou o primeiro Fórum Mundial da Dislexia na UNESCO, Paris, em 2010. Antes disso, ele trabalhou em Bruxelas, para o European Committee for Standardization e em Londres pela British Standards Institution. É colaborador do IIWDF.
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ADMINISTRAÇÃO GERAL


Douglas de Araújo Vilhena
Universidade Federal de Minas Gerais
ufmgMestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de concentração “Desenvolvimento Humano”, com linha de pesquisa “Cognição e Linguagem”. Possui graduação em Psicologia pela UFMG (2011) com parte realizada na University of Leeds (Reino Unido). Também se graduou no curso Técnico em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2005), tendo trabalhado com análises neuroquímicas em modelos animais de medo e ansiedade. Atua principalmente nos seguintes temas: Dislexia, Testes Cognitivos, Neurociências e Psicologia Forense. É presidente da Administração Geral do IIWDF.
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COMISSÃO CIÊNTIFICA


JoseJunca02
José Juca de Morais
Universidade Livre de Bruxelas
Université Libre de BruxellesProfessor emérito, José Morais fez sua carreira na Universidade Livre de Bruxelas, onde lecionou psicologia cognitiva, psicolinguística e neuropsicologia. As consequências cognitivas da alfabetização, a aquisição da leitura e os mecanismos de reconhecimento de palavras são seus principais temas de investigação. Doutor honoris causa da Universidade de Lisboa, ele foi presidente do Comitê Nacional de Ciências Psicológicas da Academia Real da Bélgica e membro da Comissão Científica do ‘Observatoire National de la Lecture’ da França. Morais é presidente da Comissão Científica do IIWDF.
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Cláudia Nascimento Guaraldo Justi
Universidade Federal de Juiz de Fora
ufjfPossui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000); mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atualmente é professora adjunta do curso de Psicologia da UFJF, trabalhando principalmente com os seguintes temas: processos cognitivos subjacentes ao desenvolvimento da leitura e da escrita e modelos computacionais de reconhecimento visual de palavras. Justi é membro da comissão científica do IIWDF.
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Dalva Maria Alves Godoy
Universidade do Estado de Santa Catarina
udesc_1_Godoy possui graduação em Fonoaudiologia pela PUC-SP, mestrado em Psicolinguística (Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC), doutorado em Linguística Aplicada (UFSC) com período de estância na Universidad de Granada/Espanha. Atualmente integra estágio pós-doutoral na Universidade do Minho e Universidad de Granada. É professora adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Departamento de Pedagogia. Sua área de pesquisa é a aprendizagem da leitura e da escrita, especialmente a alfabetização e o ensino. No II Fórum Mundial de Dislexia, é membro da Comissão Científica.
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Francis Ricardo dos Reis Justi
Universidade Federal de Juiz de Fora
ufjfPossui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Doutorou-se em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua principalmente nos seguintes temas: reconhecimento visual de palavras, linguagem (oral e escrita) e processos psicológicos básicos. É membro da Comissão Científica do IIWDF.
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Tatiana Cury Pollo
Universidade Federal de São João Del-Rei
ufsjPossui graduação em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado, doutorado e pós doutorado pela Washington University, Saint Louis (EUA). Sua dissertação de doutorado recebeu o prêmio James McKeen Cattell da Academia de Ciências de Nova Iorque. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei. Atua principalmente com o desenvolvimento da linguagem escrita em crianças com desenvolvimento típico e atípico em português e em outros idiomas. É membro da Comissão Científica do IIWDF.
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COMISSÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCIAMENTO


Ana Luiza Gomes Pinto Navas
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
FCMSCSPA Dra. Ana Luiza Navas possui graduação em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (1988), Mestrado em Psicolinguistica – University of Connecticut (1993) e Doutorado em Psicolinguistica – University of Connecticut (1998). Pós-doutorado em Linguística, IEL, UNICAMP. Professora adjunto, e Diretora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2008-2014). Diretora do Instituto ABCD (2009-2011). Presidente do Conselho administrativo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2012-2013). Navas é presidente da Comissão Orçamentária e de Financiamento do IIWDF.
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Letícia Corrêa Celeste
Universidade de Brasília

UnB

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG, com estágio doutoral no Laboratoire Parole et Langage (Université Aix-en-Provence, França). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, com atuação em linguagem, desordens da fluência e aprimoramento da performance comunicativa. Na fonética, tem experiência em produção de fala e análise acústica. Celeste é membro da Comissão Orçamentária e de Financiamento do IIWDF.

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Luciana Mendonça Alves Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Centro_Univers_Metodista_IHPossui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CUMIH), título de especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado no Laboratoire Parole et Langage – Université de Provence – Aix en Provence – França. Atua como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos dos Transtornos de Aprendizagem (LETRA) do HC-UFMG. É professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia do CUMIH e vice-coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia Educacional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Atua principalmente nos seguintes temas: linguagem escrita e oral e fonoaudiologia educacional, nas áreas clínica, organizacional, pesquisa e docência. Alves é membro da Comissão Orçamentária e de Financiamento do IIWDF.
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Rita de Cássia Duarte Leite
Universidade Federal de Minas Gerais
ufmgRita Leite possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1991), Especialização em Linguagem pelo CEFAC (2000) e Mestrado em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Fui docente do curso de Fonoaudiologia da FEAD/MG por nove anos, do Centro Metodista Izabela Hendrix por um ano e Professora Substituta do curso de Fonoaudiologia da UFMG. Possui experiência em atuação clínica na área de linguagem oral infantil e escrita. Leite é membro da Comissão Orçamentária e de Financiamento do IIWDF.
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COLABORADORES


CristóvãoCristóvão Bomfim Silva
Oxford Brookes University

975Silva faz parte do programa de MA/PhD em Estudos Internationais da Universidade de Oxford Brookes com ênfases  em Relações Internationais na área de Política Externa. Mestrado em Estudos Europeus com ênfases em  gestão de projetos e conselheiro político pela Université Catholique de Louvain – Bélgica. Graduação em Relações Internacionais: Ciência Política e Sociais pela Universidade de Vesalius College – Bélgica. Também possui outros cursos em Propriedade Intelectual pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual –Geneva e em Sistemas de Avaliação e Monitoramento Nacional de Desenvolvimento (Unicef e a Organização International para a Cooperação e Avaliação). Silva é colaborador do IIWDF.
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Bárbara Moreira
Universidade Federal de Minas Gerais

ufmgBárbara Moreira é graduada em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Sua área de concentração foi Linguística de Corpus e Psicolinguística. É interessada por interdisciplinaridade. Atuou em pesquisas da aquisição de linguagem, da aquisição de segunda língua, de comparação de linguagens de programação e seus usos em pesquisas linguísticas, e dos efeitos da vibração mecânica na audição. Fez curso de screener para avaliação de Síndrome de Irlen pelo Hospital de Olhos de Minas Gerais em 2010.
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Márcia Emília da Rocha Assis Eloi Universidade Federal de Minas Gerais

ufmgFonoaudióloga, Psicopedagoga, mestranda em Ciências Fonoaudiológicas com Ênfase em Fonoaudiologia Escolar pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do GEFF – Grupo de Estudos de Fluência da Fala de Belo Horizonte. Consultora em Fonoaudiologia Escolar pela Secretaria de Educação de Contagem, MG. Participa de pesquisas principalmente com os temas: Linguagem oral e escrita e Fonoaudiologia Escolar.
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GERENTE DE MÍDIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Ângelo Eucário de Brito
Universidade Federal de Minas Gerais

ufmgGraduando em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com amplo interesse e participação em projetos voltados para o desenvolvimento Infantil e da linguagem. Formado em Gerencia de T.I pelo Colégio Cotemig (2001) com ampla experiência no marcado de T.I, principalmente na criação, manutenção e administração de sites e sistemas on-line.