PATRONA
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Sua Alteza Real a Grã-duquesa Maria Teresa de Luxemburgo |
Maria Teresa Mestre nasceu em 22 de março de 1956 em Havana (Cuba). Sua família se mudou para Nova York em 1959 e lá permaneceu até 1965, antes de cruzar o Atlântico para se estabelecer em Genebra, onde adquiriu a cidadania suíça. Maria Teresa Mestre estudou na Marymount School em Nova York e, a partir de 1961, era aluna da École Française. Uma vez que sua família mudou-se para Genebra, ela continuou sua educação, primeiro no Instituto Marie-José, em Gstaad, em seguida, no internato Marie-Thérèse, em Genebra, onde obteve seu bacharelado francês em junho de 1975. Em 1980, graduou-se como um Bacharel em Ciências Políticas no Graduate Institute of International and Development Studies em Genebra. Foi durante o curso universitário que Maria Teresa Mestre conheceu seu futuro marido, o príncipe Henri de Luxemburgo. Ambos fizeram Ciências Políticas por quatro anos, durante o qual ela apresentou várias teses, incluindo um estudo comparativo da legislação da European Economic Community sobre as mulheres no trabalho e na maternidade. Como estudante, Maria Teresa Mestre desde cedo possui interesse em causas sociais e humanitárias, que encontrou expressão em seu trabalho comunitário (cuidados com os idosos e com crianças com dificuldades de aprendizagem). Após seu casamento, ela criou o Prince Henri and Princess Maria Teresa Foundation, que visa apoiar pessoas com necessidades específicas para ajudar a sua integração na sociedade. Em 10 de Junho de 1997, a princesa Maria Teresa foi feita embaixadora da boa vontade da UNESCO, através do qual ela tem como objetivo promover a educação de meninas e mulheres e lutar contra a pobreza através de microcréditos. Seu compromisso com as causas sociais está refletida em sua patronagem de muitas organizações de caridade no Luxemburgo e no exterior, e em suas muitas viagens para as regiões mais pobres do mundo. Pelo seu compromisso contínuo, Sua Alteza Real foi nomeada, em 2007, “Defensora Eminente para as Crianças” pela UNICEF. A partir de 2010, a Grã-Duquesa como presidente de sua própria fundação, lançou um projeto chamado de “Projet de la Main Tendue” ligado a Sua visita da prisão em junho de 2009 Bujumbura no Burundi. O principal objetivo deste novo projeto é facilitar a libertação de pessoas menores de prisão e dar-lhes novas oportunidades para o seu futuro. |
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CONFERÊNCIAS
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Franck Ramus Ecole Normale Supérieure França | Dr. Franck Ramus se formou na Escola Politécnica e fez doutorado em Ciência Cognitiva na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Ele é cientista da CNRS na Ecole Normale Supérieure, onde estuda a aquisição da linguagem, seus distúrbios (dislexia, déficit específico de linguagem, autismo). Em 2004, ele recebeu o prêmio Geschwind Norman – Rodin por sua pesquisa de pós-doutorado sobre a dislexia. Participou do laudo pericial INSERM 2007 sobre disortografia, dislexia, e discalculia. Ele também é membro do comitê científico da Française Fédération des Dys, que federa a maioria das associações francesas interessadas em dificuldades de aprendizagem. | |
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Hugh W. Catts Florida State University EUA | Interesses de pesquisa de Dr.Catts incluem a identificação precoce e prevenção de dificuldades de leitura. Mais recentemente, ele é o investigador principal em dois projetos financiados pelo Instituto de Ciências da Educação. Um projeto envolve um estudo longitudinal de cinco anos que é projetado para aumentar a compreensão do papel das competências linguísticas em leitura, compreensão e conhecimento de como efetivamente aumentar a compreensão da leitura através de instrução sistemática em sala de aula. O projeto envolve um consórcio de pesquisadores da Universidade de Kansas, Ohio State University, University of Nebraska, Universidade de Lancaster (Inglaterra) e Universidade Estadual do Arizona. Em outro projeto, Dr. Catts e sua equipe de pesquisa estão examinando a eficácia da resposta à intervenção como um quadro para a identificação de crianças em risco de dificuldades de leitura. | |
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Johannes Ziegler Aix-Marseille Université França | Johannes Ziegler doutorou-se em neurociências pela universidade de Provence. Atualmente, é diretor do Laboratório de Psicologia Cognitiva da Universidade de Aix-Marseille, diretor de pesquisa do Centro de Pesquisas em Psicologia Cognitiva e diretor adjunto do Brain and Language Research Institute. Ele é membro do conselho editorial de diversas revistas científicas e tem desenvolvido pesquisas sobre a aquisição, desenvolvimento e organização cerebral da linguagem, fazendo uso de comparações translinguísticas, técnicas da psicologia experimental, bancos de dados psicolinguísticos, simulação computacional e neuroimagem. | |
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John Stein University of Oxford Inglaterra |
O professor John Stein é Membro do Royal College of Physicians e realizou sua formação na Universidade de Oxford e no Hospital St. Thomas, em Londres. Suas pesquisas abrangem numerosos aspectos da neurociência, incluindo anatomia, neurodesenvolvimento, funções motoras, dor, genética e metabolismo. Ele tem interesse especial no estudo do déficit magnocelular na rota visual e está ativamente envolvido com organizações para disléxicos e em pesquisas relacionadas à dislexia. | |
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José Junca de Morais Université Libre de Bruxelles Portugal e Bélgica | Professor José Morais fez sua carreira na Universidade Livre de Bruxelas, onde lecionou psicologia cognitiva, psicolinguística e psicologia da alfabetização. As consequências cognitivas da alfabetização, a aquisição da leitura, e os mecanismos de reconhecimento de palavras são seus principais temas de investigação. Ele é o presidente do Comitê Nacional de Ciências Psicológicas da Academia Real da Bélgica e foi membro da Comissão Científica do francês ‘Observatoire National de la Lecture’ por 12 anos. Morais integra a organização do IIWDF na posição de Presidente da Comissão Científica. | |
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Kenneth Richard Pugh Yale University EUA | O Professor Kenneth Pugh se formou em psicologia na New York Institute of Technology. Tendo obtido mestrado e doutorado em Psicologia Experimental na Ohio State University. Atualmente, o professor Pugh é professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Connecticut, sendo também Professor Associado do Departamento de Linguística da Universidade de Yale e do Departamento de Radiologia da Yale University School of Medicine. Além disso, o professor Pugh é cientista sênior, presidente e diretor de pesquisa do Haskins Laboratories, diretor do Yale Reading Center e um dos líderes do Yale-Haskins Teagle Foundation Collegium on Student Learning. Durante sua carreira o professor Pugh tem se dedicado a estudar os mecanismos neurocognitvos envolvidos na leitura. | |
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Leonor Scliar-Cabral Universidade Federal de Santa Catarina Brasil | Leonor Scliar-Cabral é doutora em Linguística pela USP, Professor Emeritus, titular aposentada pela UFSC e pós-doutorada pela Universidade de Montréal. Atualmente é Presidente de Honra da International Society of Applied Psycholinguistics. Pertence ao conselho editorial de diversas revistas científicas e é pesquisadora do CNPq desde a década de 1970, sendo coordenadora do Grupo de Pesquisa Produtividade Linguística Emergente que alimenta o banco de dados CHILDES e os projetos Ler & Ser: Combatendo o Analfabetismo Funcional. Atualmente oferece cursos para professores pela cátedra UNESCO MECEAL na UFSC e desenvolve uma ampla gama de trabalhos na área de linguística e psicolinguística. | |
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Marialuisa Martelli Università di Roma La Sapienza Itália | Marialuisa Martelli formou-se em psicologia pela Università degli studi di Roma La Sapienza. Doutorou-se em Psicologia e Psicofisiologia da Percepção também na La Sapienza, tendo realizado estudos e pós-doutorado no exterior, nas universidades da Virgínia e de Nova York. Atualmente é professora na Universidade La Sapienza em Roma e tem investigado o reconhecimento visual de palavras e a dislexia. | |
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Stanislas Dehaene Collège de France França | O Dr. Stanislas Dehaene realizou seu doutorado em Ciência Cognitiva na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Atualmente, Stanislas Dehaene é professor do Collège de France na cátedra de Psicologia Experimental Cognitiva e é diretor da Unidade de Neuroimagem Cognitiva do INSERM. Ele atua em diversas linhas de pesquisa, trazendo contribuições significativas para o estudo da cognição numérica, das bases neurais da leitura e dos correlatos neurais da consciência. | |
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Teija Kujala University of Helsinki Finlândia | Teija Kujala é Doutorada em Psicologia pela Universidade de Helsinki. Atualmente ela é professora do Departamento de Psicologia da Universidade de Helsinki. É especialista em neurociência cognitiva e tem como principais interesses de pesquisa a plasticidade cerebral, a percepção da fala e seus distúrbios, a dislexia e o autismo. | |
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MESAS REDONDAS
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Ahmad Oueini Lebanese American Universit Beirute, Líbano | Dr. Ahmad Oueini é professor associado da Universidade Libanesa Americana. Ele é professor de educação com ênfase em educação especial (dificuldades de aprendizagem), aconselhamento e treinamento de professores. Foi chefe do Departamento de Educação e atualmente é supervisor da ênfase em educação especial no programa de mestrado da instituição. | |
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Alice Cheng-Lai Hong Kong Polytechnic University Hong Kong | Dra. Alice Cheng-Lai é mestre em Psicologia Educacional pela Universidade do Estado de Michigan e doutora em Psicologia pela Universidade de Hong Kong. Atualmente ela é diretora e professora associada do Centro Manulife para Crianças com Dificuldades Específicas de Aprendizagem. Seus trabalhos enfocam a avaliação e a intervenção em dificuldades de aprendizagem de crianças e jovens. Ela desenvolveu um sistema de identificação precoce e intervenção para crianças com dificuldades de leitura e aprendizagem que oferece soluções para crianças que estejam em risco potencial para o insucesso escolar nas comunidades que falam chinês. | |
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Ângela Maria Vieira Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais Brasil | A profª Drª. Ângela Pinheiro possui graduação em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), mestrado em Psicologia Educacional (University of Glasgow/Escócia), doutorado em Psicologia Cognitiva (University of Dundee/Escócia) e pós-doutorado na Universidade de Educação de Ludwigsburg, em Reutlingen/Alemanha. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua, na área de Processos Cognitivos Básicos, desenvolvimento da leitura e da escrita, construção de medidas de reconhecimento de palavras e dislexia do desenvolvimento. Pinheiro é a presidente do II Fórum Mundial de Dislexia. | |
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Claude Anttila Université de Helsinki Finlândia | Claude Anttila é professora aposentada do sistema nacional francês, onde lecionou por 36 anos no Lycée Français, Helsinki. É consultora e renomada especialista em exames e desenvolvimento profissional. Criadora do portal para professores de francês na Finlândia. Apresenta o sistema finlandês de educação em países que possuem o francês como língua nativa, sendo presidente da AMOPA-Finlândia. | |
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Ghislaine Dehaene-Lambertz Institut national de la santé et de la recherche médicale (INSERM) França | Dra. Ghislaine Dehaene-Lambertz realizou seu doutorado em Ciência Cognitiva na Universidade de Paris VI. Atualmente, ela é cientista pesquisadora da Unidade de Neuroimagem Cognitiva do INSERM. Ela tem pesquisado o desenvolvimento cognitivo e da linguagem procurando compreender os efeitos da maturação cerebral e do ambiente no desenvolvimento dessas funções. | |
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. Elena L. Grigorenko Yale University EUA e Rússia | A Dra. Elena Grigorenko trabalha no Centro de Estudos da Criança, estando vinculada ao departamento de Epidemiologia e Saúde Pública e ao departamento de Psicologia da Universidade de Yale. É professora de psicologia na Universidade de Columbia nos Estados Unidos e na Universidade Estadual de Moscou na Rússia. Atualmente, tem desenvolvido estudos sobre os genes envolvidos na dificuldade de aprendizagem e no funcionamento cognitivo, estudando também fatores de risco genéticos e ambientais relacionados a problemas de comportamento. | |
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Helen Abadzi University of Texas at Arlington EUA e Grécia | Dra. Helen Abadzi é psicóloga e doutorada em Psicologia pela University of Texas at Arlington e foi Especialista Senior em Educação por 27 anos no Banco Mundial. Atualmente é pesquisadora da University of Texas at Arlington, onde estuda como a psicologia cognitiva e a neurociência podem melhorar os resultados de investimentos em educação. | |
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Jenny Thomson University of Sheffield Inglaterra | A Dra. Thomson tem certificado em Competência Clínica em Patologias da Fala e é professora assistente na Harvard Graduate School of Education nos Estados Unidos. O foco de suas pesquisas é sobre os precursores desenvolvimentistas das dificuldades de leitura. Sua tese de doutorado foi o primeiro estudo a encontrar uma relação significativa entre a sensibilidade auditiva das crianças à rise-time e suas habilidades fonológicas. Sua pesquisa atual continua a enfocar o papel da sensibilidade ao ritmo tanto na identificação quanto na remediação de dificuldades de leitura utilizando medidas comportamentais e neuropsicológicas. | |
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João Batista Araujo e Oliveira Instituto Alfa e Beto Brasil | Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1969), mestrado em Psicologia – Tulane University (1972) e doutorado em Pesquisa Educacional – Florida State University (1973). Atualmente é presidente do Instituto Alfa e Beto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente no seguinte tema: alfabetização, fluência de leitura, ensino estruturado e gestão da educação. | |
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Juan Luis Luque Vilaseca Universidad de Málaga Espanha | Juan Luis Luque possui graduação em Psicologia pela Universidad de Málaga (Espanha, 1987) e Ph.D. pela UNED (Madrid, Espanha, 1994). Foi visitante na Colorado University em Boulder (EUA, 1992) e na Oxford University (Inglaterra, 1993) por estudar a estimulação computacional na leitura e na compreensão de texto. É coautor de diversos artigos e livros sobre leitura e compreensão de texto. Sua pesquisa tem como foco a dislexia e, em geral, o processo de alfabetização. | |
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Laura Sanchez Universidad Iberoamericana República Dominicana |
Laura Sanchez se graduou em Psicologia Escolar pela Universidade Iberoamericana (UNIBE) e obteve o grau de mestre em Neurociência e Educação pela Teachers College em Nova Iorque. Concluiu o programa de doutorado no Biobehavioral Studies Department no Teachers College (2013). Atualmente ela é professora da UNIBE, desenvolvendo projetos em Educação, Neurociências e Psicologia, como em pesquisas sobre a ativação cerebral em adultos que estão aprendendo a ler. | |
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Rafael Parente Assessor e porta-voz do Movimento Todos pela Educação Brasil | Rafael Parente é mestre em Educação pela PACE University e PhD em Educação Internacional e Desenvolvimento pela New York University. É assessor e porta-voz do Movimento Todos pela Educação para a área de inovação, coordenador do GELP Brasil, foi subsecretário de novas tecnologias educacionais na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Nesse período, idealizou e implementou projetos e programas como a Educopédia, o Pé de Vento (mistura de curso de alfabetização, jogo e livro digital), o Rioeduca e o GENTE (um novo modelo de escola). | |
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Régine Kolinsky Université Libre de Bruxelles (ULB) Bélgica | Régine Kolinsky é Doutora em Psicologia pela Université Libre de Bruxelles (ULB) e Pós-doutora em Inteligência Artificial na Universidade Carnegie Mellon dos EUA. Atualmente ela é professora da ULB, sendo Diretora de Pesquisa da Fundação para a Pesquisa Científica da Bélgica e Diretora da Unidade de Pesquisa em Neurociências Cognitivas da ULB. Ela também é membro do Comitê Nacional de Psicologia da Academia Real das Ciências da Bélgica. A Dra. Kolinsky tem como temas de pesquisa as relações entre alfabetização, cognição e cérebro, bem como o processamento da fala, da música e dos estímulos visuais e já publicou mais de 150 trabalhos entre artigos e capítulos de livros, sendo muitos desses em revistas de grande prestígio como Science, Brain, Journal of Experimental Psychology e Cognition. | |
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Simone Aparecida Capellini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Brasil | Possui Graduação em Fonoaudiologia pela, Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado pelo Discovery Centre – University of Wales. Livre-Docência em Linguagem Escrita pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora assistente da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em linguagem escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, avaliação da leitura e escrita, avaliação de habilidades metalingüísticas, programas de intervenção, dislexia, disgrafia, distúrbio de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtorno do desenvolvimento da coordenação em comorbidade com transtornos de aprendizagem e transtornos do comportamento. | |
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Vincent Goetry Université Libre de Bruxelles Bélgica | Dr. Vincent Goetry formou-se na Bélgica e no Canadá. Ele fez graduação e mestrado em Ciências Psicológicas na Free University de Bruxelas. O seu doutorado foi realizado na Universidade da Columbia Britânica no Canadá e versou sobre o desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças sob o ensino de uma segunda língua. Atualmente, ele tem se especializado no suporte individual para crianças com dislexia. | |
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Workshops |
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Linda Siegel University of British Columbia Canadá | … | Professora Linda Siegel foi educada no Queens College da City University de Nova York e da Universidade de Yale, nos EUA. Ela é professora de Educação Especial na Universidade de Yale e também trabalha na Universidade de British Columbia, no Canadá. Suas áreas de interesse incluem a identificação de crianças em risco de insucesso escolar e dislexia. Ela também estuda aspectos cognitivos de dificuldades de aprendizagem e de educação bilíngue e multicultural. |
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Angela Fawcett Swansea University País de Gales | Professora Angela Fawcett, diretora do Centro de Pesquisa sobre a Criança, Universidade de Swansea, no Reino Unido, é uma das principais pesquisadoras internacionais em dislexia. Após um caso de dislexia em sua família, Angela entrou para a vida acadêmica já na maturidade. Sua pesquisa sobre dislexia com o professor Rod Nicolson tem influenciado tanto a teoria e prática (através de seus testes de rastreamento da dislexia). Sua abordagem é ampla e interdisciplinar e vai desde desenvolvimento cognitivo infantil para triagem e intervenção educacional e neurociência do desenvolvimento cognitivo. Sua pesquisa se concentra em como as crianças disléxicas aprendem, e explica a sobreposição entre dificuldades diferentes, e por que uma criança disléxica pode ser inteligente, mas sofre com problemas na alfabetização. | |
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Ângela Maria Vieira Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais Brasil | A profª Drª. Ângela Pinheiro possui graduação em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), mestrado em Psicologia Educacional (University of Glasgow/Escócia), doutorado em Psicologia Cognitiva (University of Dundee/Escócia) e pós-doutorado na Universidade de Educação de Ludwigsburg, em Reutlingen/Alemanha. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua, na área de Processos Cognitivos Básicos, desenvolvimento da leitura e da escrita, construção de medidas de reconhecimento de palavras e dislexia do desenvolvimento. Pinheiro é a presidente do II Fórum Mundial de Dislexia. | |
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Leonor Scliar-Cabral Universidade Federal de Santa Catarina Brasil | Leonor Scliar-Cabral é doutora em Linguística pela USP, Professor Emeritus, titular aposentada pela UFSC e pós-doutorada pela Universidade de Montréal. Atualmente é Presidente de Honra da International Society of Applied Psycholinguistics. Pertence ao conselho editorial de diversas revistas científicas e é pesquisadora do CNPq desde a década de 1970, sendo coordenadora do Grupo de Pesquisa Produtividade Linguística Emergente que alimenta o banco de dados CHILDES e os projetos Ler & Ser: Combatendo o Analfabetismo Funcional. Atualmente oferece cursos para professores pela cátedra UNESCO MECEAL na UFSC e desenvolve uma ampla gama de trabalhos na área de linguística e psicolinguística. | |
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Douglas de Araújo Vilhena Universidade Federal de Minas Gerais Brasil | Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de concentração “Desenvolvimento Humano”, com linha de pesquisa “Cognição e Linguagem”. Possui graduação em Psicologia pela UFMG (2011) com parte realizada na University of Leeds (Reino Unido). Também se graduou no curso Técnico em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2005), tendo trabalhado com análises neuroquímicas em modelos animais de medo e ansiedade. Atua principalmente nos seguintes temas: Dislexia, Testes Cognitivos, Neurociências e Psicologia Forense. Vilhena é um dos organizadores do IIWDF. Contato: douglasvilhena@gmail.com | |
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São Luis Castro Universidade do Porto Portugal |
São Luís Castro é professora catedrática na Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, onde dirige o Laboratório de Fala e o Grupo de Investigação em Linguagem do Centro de Psicologia. Recebeu, com Ana Sucena, o Prémio Cegoc 2006 pelo desenvolvimento da ALEPE, uma bateria de testes psicológicos para a avaliação das competências de leitura em Português. Primeiro enquanto estudante das assimetrias entre os dois hemisférios cerebrais, mais recentemente enquanto investigadora de como fala e música poderão “nascer da mesma fonte” (assim o intuiu Eugénio de Andrade), um profundo interesse pela linguagem tem sido constante ao longo da sua vida profissional. | |
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Ana Sucena Instituto Politécnico do Porto Portugal | Dra. Ana Sucena é doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto. É docente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto é investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e no Centro de Psicologia da Universidade do Porto, onde investiga as dificuldades das crianças disléxicas portuguesas. | |
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Marialuisa Martelli Università di Roma La Sapienza Itália | Marialuisa Martelli formou-se em psicologia pela Università degli studi di Roma La Sapienza. Doutorou-se em Psicologia e Psicofisiologia da Percepção também na La Sapienza, tendo realizado estudos e pós-doutorado no exterior, nas universidades da Virgínia e de Nova York. Atualmente é professora na Universidade La Sapienza em Roma e tem investigado o reconhecimento visual de palavras e a dislexia. | |
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Carla Coscarelli Universidade Federal de Minas Gerais Brasil | Dra. Carla Coscarelli possui graduação em Letras (1988), mestrado (1993) e doutorado em Estudos Linguísticos (1999) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou pós-doutorado em Ciências Cognitivas na University of California, San Diego. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção de textos, ensino e letramento digital. | |
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Fernanda Leopoldina Parente Viana Universidade do Minho Portugal | Fernanda Leopoldina Viana é professora associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorada em Psicologia tem desenvolvido investigação nas áreas da linguagem oral e escrita. É diretora adjunta do CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança, integrou a Comissão Nacional de Acompanhamento do PNEP – Programa Nacional para o Ensino no Português (1º Ciclo) e a Comissão Nacional de Certificação dos Manuais Escolas de Português (2010). Nos últimos anos tem tido como principais áreas de interesse o ensino explícito da compreensão da leitura e a criação de instrumentos de avaliação da leitura, sendo autora de três provas premiadas. Tem presidido, desde 1999, à comissão organizadora dos Encontros de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. | |
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Luciana Mendonça Alves Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Brasil | Possui graduação em Fonoaudiologia, título de especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo CFFa, mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado no Laboratoire Parole et Langage – Université de Provence – Aix en Provence – França. É colaboradora do Laboratório de Estudos dos Transtornos de Aprendizagem (LETRA) do HC-UFMG. Atualmente é professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem escrita e oral e fonoaudiologia educacional, nas áreas clínica, organizacional, pesquisa e docência. | |
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Letícia Correa Celeste Universidade de Brasília Brasil | Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio doutoral no Laboratoire Parole et Langage (Université Aix-en-Provence – França). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, com atuação em linguagem, desordens da fluência e aprimoramento da performance comunicativa. Na fonética, tem experiência em produção de fala e análise acústica. | |
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Jaime Luiz Zorzi Universidade Estadual de Campinas Brasil | Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e foi professor de cursos de graduação em fonoaudiologia na PUCSP e na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Atualmente é diretor fundador do Instituto CEFAC atuando no programa de pós-graduação em Saúde e Educação, como coordenador, organizador e professor de cursos de especialização nas áreas da Fonoaudiologia e Educação. Suas pesquisas mais atuais estão voltadas para a área da aprendizagem e dos transtornos da leitura e da escrita. | |
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Paula Teles Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles Portugal | Maria Paula Campante Carvalho Ferreira Teles é Diretora da Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles. É autora do MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles®, um método Fonético-Silábico e Multissensorial de desenvolvimento das competências fonológicas e de ensino e reeducação da leitura e da escrita. Foi elaborado com base nos resultados dos recentes estudos neurocientíficos sobre dislexia e na sua experiência profissional.É licenciada em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa; e Professora pela Escola do Magistério Primário, Évora. Desenvolveu a sua atividade profissional, como Professora e Psicóloga Educacional, no Ministério da Educação e em clínica privada. Os seus interesses de estudo, investigação e intervenção são o desenvolvimento das competências fonológicas e a sua relação com linguagem oral e escrita; a aprendizagem da leitura e da escrita; os processos neurocognitivos que se encontram na gênese da dislexia e disortografia e o desenvolvimento de métodos de ensino que proporcionem um maior sucesso na aprendizagem da leitura e ortografia. | |
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Helen Abadzi University of Texas at Arlington Grécia e EUA | Dra. Helen Abadzi é psicóloga e doutorada em Psicologia pela University of Texas at Arlington e foi Especialista Senior em Educação por 27 anos no Banco Mundial. Atualmente é pesquisadora da University of Texas at Arlington, onde estuda como a psicologia cognitiva e a neurociência podem melhorar os resultados de investimentos em educação. | |
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Laura Sanchez Universidad Iberoamericana República Dominicana | Laura Sanchez se graduou em Psicologia Escolar pela Universidade Iberoamericana (UNIBE) e obteve o grau de mestre em Neurociência e Educação pela Teachers College em Nova Iorque. Concluiu o programa de doutorado no Biobehavioral Studies Department no Teachers College (2013). Atualmente ela é professora da UNIBE, desenvolvendo projetos em Educação, Neurociências e Psicologia, como em pesquisas sobre a ativação cerebral em adultos que estão aprendendo a ler. | |
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Karina de Almeida Marques Universidade Federal de Minas Gerais Brasil | Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com habilitação em licenciatura. Possui ampla participação em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de desenvolvimento infantil, linguagem, psicometria e neuropsicologia. Atuou em políticas públicas de orientação sócio-familiar, em mediação de conflitos e em processos seletivos. Realizou atividades nas áreas de avaliação do desenvolvimento (neuropsicologia, neurociência clínica e psicologia cognitiva) e docência para ensino médio e técnico. Atualmente é docente voluntária do Departamento de Psicologia da UFMG e graduanda em Gestão de Processos Gerenciais focados no terceiro setor. | |
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Isadora Adjuto Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais Brasil | Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob orientação da Professora Ângela Pinheiro. Trabalha com psicologia clínica, atendendo através da abordagem cognitivo-comportamental crianças, adolescentes e adultos. | |
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