Mesas redondas

Mesa Dupla


Ghislaine
Dehaene-Lambertz
França
.
Régine Kolinsky
Bélgica

800px-Flag_of_France.svgbandeira-belgica

Normalmente, a leitura é ensinada durante a infância, começando em torno dos 6 anos. Nessa idade, as crianças já têm uma enorme experiência no processamento da linguagem oral e de objetos visuais, que têm moldado seus cérebros.

Primeiramente será apresentado o que é o desenvolvimento da linguagem e redes visuais e as restrições biológicas sobre a aprendizagem da leitura devido a esta organização preexistente.

Então, será discutido o impacto substancial de aquisição da leitura no desenvolvimento dessas redes, tanto em crianças típicas durante a aprendizagem e por meio da comparação entre adultos analfabetos e com os alfabetizados. Em ambos os casos, há um impacto substancial na avaliação do comportamental e neural nas habilidades visuais e linguísticas.

Finalmente, será reconsiderado se diferenças semelhantes observadas em disléxicos estão refletindo a causa ou a consequência de sua deficiência de leitura.

 

. .

Mesa redonda 1 – Políticas Públicas e Recursos de Educação Aberta


Rafael Parente
Brasil
 Simone Capellini
 Brasil
Claude Anttila
Finlândia
João Batista Oliveira 
Brasil
Brasil Flag_of_Finland.svg
 .

Mesa redonda 2 – Curso Online: impacto e adaptações para outras linguagens


 .
Vincent Goetry
Bélgica
002
Ângela M. Vieira Pinheiro
Brasil
Ahmad Oueini, Líbano - Lebanon
Ahmad Oueini
Líbano
Juan L. Luque Vilaseca
Espanha
bandeira-belgica Brasil Flag_of_Lebanon.svg espanha-bandeira
 
 .

Mesa redonda 3 –  Perfil Mundial


 .
Alice Cheng-Lai, EUA - USA

Alice Cheng-Lai
Hong Kong
Jenny Thomson
Inglaterra
Elena L. Grigorenko
EUA e Rússia
Helen Abadzi, Grécia - Greece
Helen Abadzi
EUA e Grécia
Laura Sanchez, República Dominicana - Dominican Republic
Laura Sanchez
República Dominicana
800px-Flag_of_Hong_Kong.svg 800px-Flag_of_the_United_Kingdom.svg Russia separado.svg usa-bandeira Flag_of_Greece.svg 800px-Flag_of_the_Dominican_Republic.svg

At the first World Dyslexia Forum, UNESCO, Paris 2010, a key agenda was the reporting and dissemination of best practice in dyslexia identification and intervention across the six UN language regions.

In this round table panel, four years later, we will discuss both language-specific and language-general advances in knowledge, as well as factors that have acted as obstacles to progress.

Language-specific advances include a continued move away from Anglo-centric views of reading. Dr. Cheng-Lai will discuss advances in our understanding of dyslexia in Chinese languages, where morphological and orthographic awareness are as important to consider as the phonological awareness issues reported in alphabetic scripts.

Dr. Thomson will discuss language-general advances – these include our understandings of how the digitization of text may be impacting who manifests with reading disabilities, and how these difficulties manifest.

Dr. Grigorenko, using Russian as an example, will comment on the role of translational science in the field of reading and the task of connecting research and practice.

Finally, in terms of obstacles to progress, Dr. Adabzi/Dr. Sanchez will discuss how, despite initiatives such as Education for All, a lack of understanding around the basic cognitive underpinnings of reading is stymying attempts at universal primary literacy.

 .
 .

 

Haverá tradução simultânea durante as conferências.