Resumo

Resumo

7. Resumo

A inclusão é um direito fundamental da criança. Crianças com dislexia devem ser postas no centro da sala, sua confiança deve ser restaurada e sua automotivação desenvolvida. Uma rede de suporte deve ser organizada.

Não existe uma única abordagem de ensino que beneficiará todos os disléxicos, já que cada um deles tem um perfil individual de pontos fortes e necessidades. No entanto, as abordagens fônicas são consideradas muito eficazes e a professora deve se certificar de que o programa fônico utilizado seja estruturado, multissensorial e ensinado de foram sequencial, que combine:

  • o ensino explícito da consciência fonológica e
  • o ensino explícito do princípio alfabético, através do ensino sistemático das correspondências entre “letras” (grafemas) e “sons” (fonemas).

As técnicas multissensoriais são as mais eficazes para ensinar a consciência fonêmica, as correspondências “letra” (grafema) -“som” (fonema), leitura, ortografia, compreensão em leitura e composição.

Os métodos multissensoriais possuem as seguintes sete características, que devem estar presentes nos planejamentos de aula. Os métodos devem:

  • ser estruturados
  • ser cumulativos e progressivos
  • ser sempre centrados em análises fonológicas
  • desenvolver e treinar a memória
  • ser metacognitivos, ou seja, os alunos devem ser encorajados a pensar sobre como eles  aprendem e resolvem problemas
  • ser diretos, com ligações específicas e, por fim,
  • devem ser diagnósticos, adaptados às necessidades particulares da criança.

Há várias ferramentas e técnicas para colocá-los em prática, por exemplo:

  • o uso de um alfabeto de madeira, ou de outros materiais
  • a criação de ligações multissensoriais entre “letras” (grafemas) e “sons” (fonemas)
  • o uso de cartões de leitura e de ortografia
  • o uso de rotinas multissensoriais para o ensino de leitura e da ortografia de palavras regulares e irregulares
  • o ensino de escrita cursiva
  • o encorajamento à descoberta de “famílias” de sons (fonemas) e símbolos
  • o uso de mnemônicos
  • métodos de visualização e mapeamento mental para compreensão e composição

Crianças com problemas de memória, concentração e organização no tempo e espaço requerem ajuda especial. A codificação por cores e listas da agenda escolar e listas dos artigos necessários para cada aula são úteis.

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Auxílios tecnológicos cuidadosamente selecionados e softwares são benéficos.*

*Não encontrei o respectivo original em inglês.


It is important to appreciate and respond to the learning styles of individual children.

É importante identificar e responder aos estilos de aprendizado de cada criança.

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©Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)

©Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)