Por que é importante identificar a dislexia?

Por que é importante identificar a dislexia?

1. Por que é importante identificar a dislexia?

Se estudantes com indicativos de dislexia – até 10 por cento de todos os seus alunos – têm dificuldades de aprendizagem que você não entende ou não consegue dar a devida atenção, esses alunos têm o risco de entrar em um ciclo de fracasso.

Enquanto são deixados para trás por seus colegas de classe, inevitavelmente enfrentam dificuldades nos exames, na continuação dos estudos e na procura por um trabalho. Pessoas com níveis severos de dislexia, que não são ensinadas adequadamente, enfrentarão dificuldades a vida inteira em todas as áreas que demandam habilidades de leitura e de escrita, tais como: ler contas a pagar ou bulas de medicamentos, completar formulários nos correios ou bancos e escrever cartas de todo tipo. Obviamente, a dislexia irá prejudicar gravemente suas vidas de diferentes maneiras.

Se seus alunos estão fracassando, você também pode estar fracassando como professor.

Por isso é tão importante que você esteja apto a identificar a dislexia e a adaptar seus métodos de ensino aos disléxicos em sua sala de aula.

Seu papel como professor é vital. Você pode prevenir os efeitos psicológicos devastadores do fracasso contínuo, que frequentemente marcam os adultos que tiveram de lutar a vida inteira sozinhos contra a dislexia.

Muitos estudos científicos demonstram que quanto mais cedo as crianças com dislexia são apropriadamente auxiliadas, melhor será seu desempenho final na escola e no trabalho.

Portanto, é de extrema importância tentar detectar e lidar com a dislexia e o mais rápido possível encaminhar a criança ao especialista.

Em resumo, a responsabilidade de detectar a dislexia é do professor. “É o professor de sala de aula que está na primeira linha de defesa contra algumas das consequências da dislexia, não somente pelo desempenho acadêmico ou intelectual da criança na escola, mas também por sua auto-estima e pelas relações sociais, que estabelece ao longo de sua vida.”(BBC – Language Shock – Dyslexia across cultures (Choque linguístico – Dislexia através das culturas))

.

.

©Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)

©Dra. Ângela Maria Viera Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)