Concentração e organização no lugar e no tempo

Concentração e organização no lugar e no tempo

4.2  Concentração

As dificuldades de concentração não surgem necessariamente de uma dificuldade com a atenção como no caso do TDAH, mas  podem também ser causadas por distrações externas e pelo fato de que a criança com dislexia não está participando daquilo que acontece na classe.

 

ATIVIDADE 24

Com seu parceiro, pense em cinco maneiras pelas quais você pode minimizar a distração.

 

 


.

4.3  Organização no lugar e no tempo

O testemunho de Eric Woehrling dado na Seção 1 corrobora as dificuldades  mostradas por algumas pessoas com dislexia em organizar-se no lugar e no tempo.

 


.

Em classe

Faça com a criança uma ilustração do plano para as aulas da semana, mostrando claramente o que é necessário para a aula de cada dia. Aqui, um exemplo inspirado em Goldup e Ostler.

 

Inserir aqui o arquivo “timetable”

Este plano deve ser feito em triplicata: um para o armário do aluno, um para o seu livro de classe, e um para casa, assim os pais poderão se assegurar de que suas crianças levam as coisas certas à escola.

Para as crianças mais velhas, também é muito útil traçar  uma folha de planejamento   para todo ano, com a datas para o final de cada semestre, para os feriados, prazos para os trabalhos mais extensos, excursões e exames, de modo que elas tenham uma compreensão sobre a passagem do tempo e sobre o que virá a seguir.

Se necessário, faça a lista de todos os objetos necessários: dinheiro para as refeições, caneta, régua, tesoura etc.

Ajude as crianças a organizar todo o seu material, talvez com cores diferentes para cada tópico.

Númere e date as páginas fotocopiadas claramente para ajudar a arranjá-las.

Ajude as crianças a arranjar seus trabalhos numa pasta adequadamente organizada com datas e títulos.

Lição de casa

Permita-lhes começar a lição de casa na classe, e cheque o que elas fizeram para assegurar-se de que elas estão no caminho certo.

Dê conselhos regularmente sobre o planejamento da lição de casa, especialmente sobre trabalho que leva vários dias. Lembre que crianças com dislexia têm uma dificuldade especial para calcular quanto tempo elas necessitam para as tarefas.

Exames

Lembre que o estress é o inimigo da memória e que crianças com dislexia geralmente necessitam mais tempo para entender as questões, organizar as respostas e, acima de tudo, escrevê-las.

Treine as crianças a dividir as tarefas em etapas, calculando o tempo necessário para cada uma: por exemplo, dois minutos para ler a questão, três para ‘pensar’, um minuto para reler a questão, cinco para fazer um esquema para a resposta, e assim por diante.

.

.

©Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)

©Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)