Desenvolvendo a memória, a concentração e a organização

Desenvolvendo a memória, a concentração e a organização

4.  Desenvolvendo a memória, a concentração e a organização

Ao definir dislexia, notamos que as crianças têm dificuldades com a memória, a concentração, e/ou a organização no tempo e no espaço em diferentes graus.

Aqui,  algumas sugestões voltadas para estes problemas.

.

 4.1  Memória

 

A memória envolve as capacidades de extrair a informação, registrá-la na memória  de curto-, e eventualmente de longo prazo, e de lembrá-la.

É bem conhecido que muitas crianças com dislexia têm dificuldades com a memória de curto-prazo. Por exemplo, elas podem ter esquecido o começo da sentença ao chegarem ao seu final.

As técnicas para visualização e o uso dos mapas mentais que descrevemos para melhorar a compreensão e a composição ajudam a memória em todos os contextos.

Tony Buzan e Christine Carter sugerem ampliar a capacidade das crianças para lembrar com o seguinte tipo de exercício, que estimula todas as modalidades sensoriais.

Imagine que você está no seu lugar favorito que você conhece bem.

 

 1.Ver

‘Veja este lugar em sua cabeça… esteja neste lugar.  Está bem claro este lugar em sua cabeça? Que cores você pode ver? A cena está como numa boa foto?’

2. Ouvir

‘Você pode usar sua imaginação e ouvir os sons associados a este lugar? Pode ouvir os sons do vento nas árvores? Das ondas na praia? Os sons são claros? São eles uma parte importante da cena?’

3.Toque

‘Toque  algumas coisas nesse lugar imaginário. Sinta um objeto. Você pode sentir sua textura, temperatura, e a brisa em sua pele?’

4.Cheiro

‘Transforme este lugar em sua mente e traga para dentro dela os perfumes associados à cena (fumaça saindo das chaminés, o perfume da brisa, ou o cheiro de iodo do mar)’

5.Taste
‘Você pode sentir o gosto de sal em sua boca? Se você tivesse que comer nesse  lugar, pode imaginar a comida, e os sucos digestivos  que estão fluindo?’

 

.Em outras palavras, você deve tornar suas aulas tão multissensoriais quanto possível,  usando filmes, vídeos, diagramas, imagens digitais, pinturas, fotos, objetos  que podem ser manipulados ou cheirados ou saboreados, e assim por diante para ilustrar os tópicos abordados.

Algumas crianças acham difícil ver as conexões entre os tópicos. Torne explícitas as conexões sempre que possível, através da aprendizagem direta. Comece cada aula pela primeira lembrança do que foi aprendido na aula precedente. Então, dê uma noção geral da aula a ser ministrada e conecte o tópico da aula precedente à experiência pessoal de seus alunos.

Um outro princípio central é a sobreaprendizagem. Consiste em repetir a informação várias vezes, de diferentes modos. Então recorde isto no dia seguinte, um dia depois, dois dias depois, uma semana mais tarde, e um mês mais tarde.

.

ATIVIDADE 22

Nunca esqueça de que crianças com dislexia têm que dispender mais esforço e geralmente necessitam de mais tempo do que seus colegas. Consequentemente elas serão algumas vezes incapazes de acomapanhar o ritmo da classe e tomar notas enquanto elas estão ouvindo você.

Com seu parceiro de curso, experimente encontrar pelo menos cinco modos de ajudar crianças com dislexia a permanecer na classe e a tomar notas completas. Então compare suas ideias com as nossas, que não são exaustivas.

 

 

.

 

 ATIVIDADE 23

Com seu parceiro de curso trace uma lista de questões que o professor pode pedir e veja se elas se adaptam à aula para crianças com dislexia.

 

.

Existem também atividades específicas que podem ser usadas em classe para desenvolver a memória visual ou auditiva de curto-prazo.

Para desenvolver a memória auditiva de curto-prazo, você pode planejar atividades em que a criança necessita reter a informação por um curto período de tempo enquanto estiver desempenhando uma outra tarefa.

Por exemplo, quando trabalhar com o arco alfabético, você pode dar a série de letras para ser lembrada. Peça, então, à criança para contar até10 ou reversamente a partir de 10 antes de lembrar a série de letras. Você pode, então, repetir esta atividade com um  número crescente de letras para ser lembrado.

Outras atividades envolvem a retenção de uma lista de itens de extensão crescente, por exemplo, uma lista de compras (‘Fui ao supermercado e comprei…’), uma lista de animais (‘Fui ao zoo e vi…’), uma lista de esportes (‘Fui aos Jogos Olímpicos e  vi …’).

A fim de incrementar a memória visual de curto-prazo, podem ser usadas atividades que envolvam a memorização de um número crescente de objetos dispostos numa tabela ou numa ilustração.

Para conhecer mais sobre atividades subsequentes para desenvolver a memória a curto-prazo, aconselhamos que você consulte os livros de Tony Buzan sobre memória disponíveis Aqui.

http://www.pensambuzan.com/

http://www.pensambuzan.com/uk/products/livros

.

.
© Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)

© Dra. Ângela Maria Viera Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)