– Promovendo a inclusão diariamente na sala de aula

– Promovendo a inclusão diariamente na sala de aula

1.2  Promovendo a inclusão diariamente na sala de aula;

As crianças com dislexia que não estão se saindo bem na sala de aula começam a pensar que são burras e inúteis. Por isso preferem não dar respostas erradas, pois só serão ridicularizadas. Isso significa que não participam mais na aula, o que serve apenas para aumentar mais ainda seu isolamento. Podem então tornar-se alvos fáceis de bullying e chacota.

As crianças com dislexia quase sempre necessitam de mais tempo para responder a perguntas orais; demoram mais a processar a pergunta e a compreender exatamente o que ela significa. Outras, mesmo quando compreendem rapidamente a pergunta, precisarão de mais tempo para encontrar a resposta.

A maior parte das crianças com dislexia terá dificuldade para absorver o que ouvem dos professores se eles as encherem de instruções.

 Confusão por excesso de instruções e ironias.

 Embora as crianças com dislexia possam ter uma boa compreensão do conteúdo de uma lição, sua habilidade para produzir uma resposta oral ou escrita nem sempre corresponde à sua compreensão. Isso é frustrante para elas.

É fundamental encontrar meios para sair desse círculo vicioso antes que a dependência e o mau comportamento se instalem.

Ouçam a mãe de Elena

 A mãe de Elena conversando sobre os sentimentos da filha em relação à escola.

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 1.2.1  Promovendo respeito

Uma forma de promover respeito mútuo é organizar uma discussão em classe no início do ano sobre as diferenças entre as pessoas e sobre tolerância.

Nos anos 40, George Reavis, diretor das Escolas Públicas de Cincinnati, nos Estados Unidos,  escreveu uma fábula chamada ‘A Escola de Animais’, que se tornou famosa na área de dificuldades de aprendizagem. Nos anos seguintes, apareceram várias versões dessa fábula, mas a mensagem permanece a mesma: somos todos diferentes e apresentamos pontos fortes e pontos fracos que o sistema escolar deveria explorar em vez de ignorar.  Para baixar essa fábula bem como alguns pontos para discussão, que poderiam promover trocas na sala de aula, clique aqui.

Inicie um debate sobre diferenças “externas” e “internas”, tais como dislexia. Você poderá usar os testemunhos escritos já apresentados neste curso (nas Seções 1 e 2). Eles devem ser imprimidos e distribuídos.

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 1.2.2  Preservando a autoestima

Esta seção pede que vocês apresentem suas próprias ideias sobre cinco aspectos que são fundamentais, se vocês desejam preservar a autoestima das crianças com dislexia.

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ATIVIDADE 17

Juntamente com seus parceiros de curso e tendo em mente que crianças com dislexia geralmente precisam de mais tempo, tentem imaginar pelo menos três abordagens a fim de:

  • Estimulá-las a arriscar-se na aula, levando-as a levantar as mãos mesmo quando têm dúvidas sobre as respostas que dão.
  • ‘Ajudá-las’ a dar respostas corretas.
  • Evitar colocá-las em situações de fracasso diante dos outros.
  • Reforçar a autoestima delas na aula.
  • Preservar a autoestima delas ao corrigirem seus trabalhos.

Comparem suas ideias com as de outros pesquisadores, incluindo Susan van Alsenoy, membro da e-equipe de consultoria da Dyslexia International.

 

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©Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)

©Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)