Avaliação informal pelo professor

Avaliação informal pelo professor

4. Avaliação informal pelo professor em sala de aula 

Professores sem qualificação apropriada em psicologia educacional não têm permissão para diagnosticar a dislexia oficialmente. Dito isso, se você não for um profissional com essa qualificação e acha que uma criança na sua classe pode estar correndo risco de ter dislexia,  você pode conduzir uma série avaliações qualitativas informais.

Se suas avaliações confirmarem suas impressões iniciais, então, esta é a hora certa de discutir com os pais ou responsáveis a necessidade de um diagnóstico feito por um especialista qualificado, por exemplo, um psicólogo educacional ou fonoaudiólogo.

Enquanto isso, além de confirmar suas impressões iniciais, qualquer observação que tenha feito lhe dará valiosa compreensão dos pontos fortes e fracos da criança. Você será então capaz de lecionar mais efetivamente ao combinar seu ensino às necessidades específicas da criança na sala de aula.

Vimos na Seção 1 que a dislexia é uma condição multifacetada, o que é uma expressão da neurodiversidade do cérebro.

A identificação, portanto, consiste no exame de inúmeros domínios de aprendizagem de forma a avaliar cada um deles em diferentes níveis de dificuldade.

Tenha cuidado com o fato de que os perfis de crianças com dislexia são frequentemente irregulares, podendo mostrar pontos fortes acima da média em algumas áreas ou mesmo apresentar variações no desempenho da mesma tarefa de um dia para o outro.

Estamos oferecendo uma variedade de métodos de avaliaçâo informal para nos certificar de que a maioria dos fatores de risco estão cobertos nos domínios de aprendizagem em que as  crianças com dislexia podem demonstrar maiores dificuldades em comparação com seus pares sem dislexia.

Os testes informais, que propomos, podem ser conduzidos em sala de aula ou, individualmente, fora da aula, no caso de alguns desses testes. Você deve certificar-se primeiramente de que o aluno entenda que esses testes são simplesmente para ajudar você como professor a ser capaz de ensinar mais efetivamente.

Os testes indicam possíveis dificuldades nos seguintes domínios:

– unidades de som: a habilidade de representar e manipular unidades fonológicas como silabas, ataques-rima, e em “sons” específicos, isto é, consciência fonológica a qual, você se lembra, é a consciência do fato de que frases e palavras faladas podem ser analisadas em unidades fonológicas menores que a palavra;

– leitura e soletração de palavras regulares, irregulares e pseudopalavras;

– compreensão de texto;

– sequenciação ou

– outros domínios essenciais para habilidades de leitura e soletração como nomeação rápida, assim como memória de curto prazo auditiva e visual.

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©Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)

©Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)