– 4.4 Sequenciamento

– 4.4 Sequenciamento

4.4 Sequenciamento

Muitas crianças com dislexia têm dificuldades mais ou menos graves em recordar e recapitular sequências arbitrárias, como as letras do alfabeto, os dias da semana, os meses do ano, as estações do ano, a tabuada e números de telefone. 

Você pode elaborar um pequeno questionário adequado para a idade da criança, a fim de analisar as habilidades de sequenciamento. Isto é facilmente testado, pedindo à criança para recitar o alfabeto, a partir do início ou, para a criança mais velha, a partir de uma determinada letra ou na ordem inversa. Da mesma forma para os dias da semana, meses do ano e as estações do ano. 

Você também pode perguntar qual letra vem antes ou depois de uma determinada letra, dia ou mês. Para crianças mais velhas: Como os meses se relacionam com as estações do ano? Quais são os feriados mais importantes do ano? Você também pode pedir à criança que recite a tabuada que lhe foi ensinada. 

.

.

© Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)

© Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)