Considerações gerais quanto à identificação

Considerações gerais quanto à identificação

2. Considerações gerais quanto à identificação

2.1  Consultas médicas

Se você perceber que uma criança está tendo dificuldades com audição, visão e coordenação física, você deve imediatamente pedir a seus pais ou responsáveis que façam as consultas necessárias.

É fundamental que se estabeleça que deficiências sensoriais como otites de repetição (histórico de infecções do ouvido, como otite média), baixa visão ou qualquer outra condição psicológica não são a principal causa das dificuldades de leitura e escrita da criança.

(Para mais informações sobre perdas auditivas e sua relação com dislexia em alguns casos, veja  o artigo online do livro da Dra. Lindsay Peer chamado “Glue ear” (orelha com secreção); para mais informações sobre visão, consultar o panfleto de Keith Holland sobre visão e aprendizado).

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2.2 Dislexia – um conjunto de dificuldades difícieis de serem identificadas

O motivo pelo qual não é fácil identificar a dislexia é que, como mencionado na Seção 1, “essa condição não é uma categoria única, mas um distúrbio com um largo um espectro de déficits” (Professora Snowling). Portanto, se manifestará de diferentes formas e em graus diferentes em pessoas diferentes. Além disso, sua manifestação será diferente em diferentes línguas.

Como o consultor internacional do Reino Unido, Dr. Ian Smythe, diz:

“Dislexia pode ser causada por uma combinação de déficits no processamento fonológico, visual e auditivo, assim como dificuldades na recuperação de palavras e na velocidade de processamento… As manifestações da dislexia irão depender não somente das diferenças cognitivas individuais, mas também da língua usada.”

Dr. Steve Chinn, um especialista em discalculia e em dislexia e ex-diretor de uma escola especializada para crianças com dislexia, em sua entrevista à BBC (Choque linguístico – Dislexia através das culturas), menciona um conjunto de sinais de dislexia a serem atentados:

“Dislexia significa uma dificuldade com linguagem – palavras e letras – tanto que as dificuldades mais óbvias e persistentes que, como você verá, serão com leitura e a escrita, além de dificuldades muito intratáveis com a soletração, também com memória, especialmente em relação a sequências como as de dias da semana e meses do ano. A organização pessoal será precária em quase todas as circunstâncias.”

Algumas dificuldades com leitura e com a escrita não se devem à dislexia, podem ter origem puramente desenvolvimental. Porém, para identificar a dislexia você, como um professor, deve entender que as dificuldades de leitura, de escrita e de soletração se tornam exacerbadas devido a deficiências de memória de curto prazo e de habilidades organizacionais.

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É a combinação, frequência e persistência destas características, assim como os indicativos e os erros comumente cometidos pelos disléxicos, que serão detalhados na próxima parte, que devem alertá-lo para a possibilidade de a criança ter dislexia.
Em todos os casos, um dos maiores indicadores de dislexia é que, quando a criança começa a ler e escrever , suas habilidades verbais parecem superiores à suas habilidades de leitura e de escrita que frequentemente, serão de um a dois anos e meio aquém dos colegas sem dislexia.
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©Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)

©Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)