– 4.5 Outras áreas de avaliação

– 4.5 Outras áreas de avaliação

4.5 Outras áreas de avaliação

Muitas crianças com dislexia têm dificuldades em outras áreas, particularmente com a nomeação rápida e a memória de curto prazo, bem como com a memória de trabalho. 

Essas habilidades são essenciais para a leitura fluente, a ortografia e a compreensão. 

Em sentenças mais longas, os leitores devem acessar rapidamente as palavras, e manter na memória de trabalho o início enquanto processam o resto da frase até o final. O mesmo se aplica para palavras mais longas. 

Existem diferentes testes para examinar essas habilidades. 

Os exemplos abaixo pertencem a procedimentos de diagnóstico formal, que exigem o acesso às normas que regulam a idade apropriada e à interpretação das estratégias de conclusão. 

No entanto, desde que você permaneça muito cuidadoso na sua interpretação desses testes, você pode, no entanto, considerá-los úteis para determinar os pontos fortes e fracos de uma criança que você acha que pode ser disléxica, e cujo desempenho você deseja comparar com o de outras crianças sem dislexia em sua sala de aula. 

Você pode querer usar estes testes como uma atividade em sala de aula. 

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4.5.1 Nomeação rápida automatizada 

A nomeação automatizada rápida envolve nomear objetos muito familiares (letras, dígitos, amostras de cores, imagens de objetos) em alta velocidade. 

Muitos estudos científicos têm mostrado que crianças com dislexia levam muito mais tempo para concluir essas tarefas do que as crianças da mesma idade sem dislexia, mesmo que elas sejam solicitadas a nomear cerca de cinco estímulos básicos. 

Clique aqui para o teste de nomeação rápida. 

 rapid naming test.

 

4.5.2 Memória de curto prazo 

Existem testes diferentes para examinar a memória de curto prazo auditiva e visual, como você verá a seguir.

Memória de trabalho  e de curto prazo auditiva

A tarefa mais comum é pronunciar uma série de dígitos de comprimento cada vez maior, por exemplo, 1,3;   5,2;   8,3,7;   2,9,6,5, com uma pausa de um segundo entre cada dígito.

A criança é convidada a repetir a primeira série de dígitos na ordem dada e, depois, outra série de dígitos na ordem inversa.

O teste é interrompido quando a criança faz dois erros numa sequência de (x) unidades, e o número de dígitos até aquele ponto (x – 1) é a memória de curto prazo.

Em geral, o âmbito para as séries em ordem inversa é de dois dígitos menos do que o âmbito para as séries na ordem dada. Se a diferença for nitidamente maior, isso significa que a criança pode ter problemas adicionais de sequenciamento das unidades a serem retidas na memória de curto prazo. 

Se você tentar este tipo de teste, atente para dizer a sequência de dígitos com uma voz monótona e imagine que você vai dizer um dígito a mais após o último. Faça uma pausa de um segundo entre cada dígito contando “um” na sua cabeça. Isso é para garantir que você não está dando pistas acústicas ao aluno que o ajudariam a lembrar e, assim viesariam seu desempenho. Um truque para permitir a criança saber quando começar a recordar a sequência é dedilhar sobre a mesa após ter proferido toda a sequência de dígitos a ser recordada.

Clique aqui para obter o digit span test.

Memória de curto prazo visual
Vários testes podem ser usados para examinar as capacidades vísuo-atencionais, como nos  seguintes exemplos.

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Teste de cópia

A criança é convidada a copiar um texto o mais rápido possível, sendo cronometrada, ou copiar, tanto quanto puder, um texto num determinado período de tempo (geralmente 2-5 minutos). 

Embora as crianças sem problemas de memória de curto prazo visual devam completar tal tarefa bastante rapidamente, sem esforço e, com nenhum ou poucos erros, as crianças com dificuldades de memória de curto prazo visual tendem a ser muito mais lentas e podem adicionar, omitir, reverter e/ou  substitutir letras ou palavras, ou até mesmo deixar de fora linhas inteiras (compare exemplos de adições feitas ao copiar a frase  “the quick brown fox jumps over the lazy dog”na Seção 2.3).

Se você quiser usar este tipo de teste, você pode usar qualquer trecho de um texto, que possa ser rico no que disser respeito às estruturas frasais e à pontuação (diálogos com marcas das falas, frases interrogativas, etc.) e que seja adequado para a idade e para o nível de compreensão da criança. O texto deverá ser facilmente compreendido, uma vez que não lida com a compreensão.

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Encontrar formas entre os distratores

Neste tipo de teste, a criança é convidada a encontrar certo número de objetos-alvo de uma série de distratores, ou a encontrar tantos objetos-alvo quantos possíveis num determinado período de tempo (geralmente 2 minutos).

Crianças com dificuldades de memória de curto prazo visual normalmente cometem mais erros de identificação e usam estratégias de busca sistemática mais pobres e mais erráticas, que as crianças sem dificuldades de memória de curto prazo visual.

Clique aqui para obter um target-finding test.

 

Comparação de sequências

Mostram-se à criança pares de sequências de letras ou dígitos e se pede a ela para dizer se ambas as sequências de cada par são iguais ou diferentes, o que é cronometrado.

Crianças sem dificuldades de memória de curto prazo visual devem completar tal tarefa com rapidez e precisão, enquanto as crianças com problemas de memória de curto prazo visual tendem a ser muito mais lentas e a cometer erros.

Clique aqui para obter um teste de comparação de sequências com letras sequence comparison test

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© Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)

© Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)