– 4.6 Resumo da avaliação informal

– 4.6 Resumo da avaliação informal

4.6 Resumo da avaliação informal

A avaliação informal lhe dará uma visão valiosa sobre os pontos fortes e fracos da criança. Então você vai ser capaz de ensinar de forma mais eficaz, adequando seu ensino para as necessidades individuais específicas da criança na sala de aula. 

Por exemplo, suponha que você tenha descoberto que a criança tem dificuldades com a consciência fonêmica e que ele ou ela é fraco/a na leitura de pseudopalavras. Então você vai criar um programa com o objetivo de aumentar a consciência fonêmica e a decodificação (ver Seção 3).

Agora, imagine que a criança demonstra ter muito mais dificuldades em ler palavras irregulares comparadas às palavras regulares e pseudopalavras e que parece ter uma melhor memória de curto prazo visual do que auditiva. 

Então, você vai obter melhores resultados se tentar desenvolver o sistema de acesso direto e a construção de representações ortográficas, ensinando palavras irregulares com mnemônicos visuais tais como pequenos desenhos coloridos, em vez de mnemônicos auditivos. Estas técnicas são mais eficazes se as conexões forem claramente visualizadas. As pistas visuais para a aprendizagem precisam ser grandes, coloridas, exageradas, bobas e engraçadas.

Por exemplo, você pode ensinar a ortografia competitiva do fonema /s/ entre vogais, como na palavra <caça>, fazendo brincadeiras com frases como: “Uma coisa é quando o rapaz caça a moça, outra coisa é quando casa com ela”. Você também pode ensinar números desenhando uma associação visual com palavras-rima para os números, do tipo: “Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato, cinco, seis, lá vai o chinês, sete, oito, pão e biscoito”. 

Por outro lado, para as crianças com melhor memória de curto prazo auditiva do que visual, você pode ensinar a grafia de palavras com um mnemônico auditivo no qual a primeira letra e som de cada palavra forme uma nova palavra, usando provérbios. Diga para as crianças: “Agora vamos tirar o primeiro som das três primeiras palavras e vamos formar uma nova. Vamos ver quem forma mais”: 

Vão-se os amores, ficam as dores –> voa

A melhor espiga é para o pior porco –> ame

A palavra é prata, o silêncio é ouro –> a pé

A pressa é inimiga da perfeição –> a pé

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura –> amem

No entanto, isso não significa que o outro tipo de memória de curto prazo não deva ser trabalhado. Isto é apenas para começar, usando os pontos fortes de aprendizagem da criança, a fim de melhorar as áreas em que ele ou ela tem pontos fracos. 

Este exemplo mostra quão relevante pode ser para você avaliar as capacidades da criança nas várias áreas listadas acima. Em particular, tal como ilustrado com o ensinamento da palavra “caça”, a avaliação da memória de curto prazo lhe dará informações adicionais valiosas para o seu ensino. 

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.© Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)

© Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)